• #
  • Imagem logo site antares uefs

25/09/2019 11:09

48 anos do Observatório Astronômico Antares e 10 anos do Museu Antares de Ciências e Tecnologia

O Observatório Astronômico Antares está situado próximo ao campus universitário da UEFS e foi inaugurado por Augusto César Pereira Orrico em 25 de Setembro de 1971 na cidade de Feira de Santana, município que integra o Território de Identidade "Portal do Sertão". Posteriormente, em 28 de Agosto de 1992, foi incorporado à UEFS na condição de Unidade de Desenvolvimento Organizacional, ligada diretamente à administração superior (reitoria e vice-reitoria) da Universidade. Apesar de todas as dificuldades inerentes a uma instituição pública, o Observatório Astronômico Antares cumpriu e vem cumprindo ao longo dos 48 anos de funcionamento seu papel no ensino, na pesquisa e na divulgação da ciência, contribuindo dessa forma para o avanço científico-cultural do Estado da Bahia.

Nas dependências do Observatório Antares foi criado em 24 de Setembro de 2009 o Museu Antares de Ciência e Tecnologia (MACT), através do apoio recebido da administração superior da UEFS, gestão 2007-2010. O MACT tem como objetivo principal a popularização da ciência em diversas áreas do conhecimento. E, para atingir esse objetivo, disponibiliza exposições permanentes que objetivam ilustrar a formação do Universo desde o Big Bang até os dias atuais. Tal projeto é denominado Planeta Terra: Eras e Épocas.

Em comemoração aos 48 anos do Observatório e dos 10 anos do Museu Antares foram criadas seis novas exposições em grafite pelo artista plástico Júlio Firmo, com o apoio da Administração Superior e de todos os funcionários da instituição que através de muita luta e dedicação, ao longo do tempo, têm ajudado a manter o Antares “vivo” para cumprir seu papel educacional na sociedade. Com isso, as novas exposições que estão à espera dos visitantes feirenses e de regiões vizinhas são:

- “O Big Bang: A origem do universo, condições físico-químicas”;

- “Origem da vida e a evolução da célula procariótica à célula Eucariótica”;

- “ A extinção dos Dinossauros”;

- “As primeiras civilizações humanas”;

- “Stonehenge. Um monumento grego ou um templo de ruínas celtas?”;

- “Os gregos e as contribuições para a ciência”.

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.