• #
  • Imagem logo site antares uefs

Museu Antares

HISTÓRICO

A semente inicial que permitiu construir o MACT (Museu Antares de Ciência e Tecnologia) surgiu em 2003 com as atividades de ensino-extensão desenvolvidas nos projetos "PECS: Projeto Educação, Ciência e Sociedade - Ensino e Difusão de Astronomia", financiado pela Fundação Vitae para a Educação Científica, e "Escolas da Ciência: Ambientes Pedagógicos para Aprendizagens Múltiplas", financiado pelo CNPq na Seleção Pública de Propostas para Apoio a Museus e Centros de Ciências.

No entanto, apesar da idéia refletir uma proposta inovadora para as escolas e na difusão e popularização científica, a mesma somente obteve apoio institucional para a sua efeitva implantação na gestão "Mais UEFS" (2007-2011). Desse modo, com os dois projetos iniciais concluídos ("Dinossauros e Pterossauros do Brasil" e a "Conquista da Lua"), realizados pelo "Atelier Ivo Gato", foi inaugurado em 24 de Setembro de 2009, no Observatório Astronômico Antares, com a presença da Administração Superior e Adistrita da UEFS, do Exmo. Governador e do Secretario de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, bem como de outras autoridades Estaduais, Municipais e Empresariais, o Museu Antares de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana.

A proposta consiste em contrubuir para a melhoria do ensino de ciências nas escolas e na difusão e popularização científica. Dentro deste contexto, o projeto do MACT envolve a implantação dos seguintes subprojetos:

Subprojeto 1: O Big Bang: A Origem do Universo. (concluído)
Subprojeto 2: Origem e evolução dos primeiros seres vivos. (concluído)
Subprojeto 3: Dinossauros e Pterossauros do Brasil (concluído)
Subprojeto 4: A Era dos Mamíferos: A aurora da Humanidade. (concluído)
Subprojeto 5: Stonehenge. Um monumento grego ou um templo de ruínas celtas? (concluído)
Subprojeto 6: As primeiras civilizações humanas. (em construção)
Subprojeto 7: Os Gregos e as Contribuições para a Ciência (em construção).
Subprojeto 8: De Galileu aos Grandes Telescópios.
Subprojeto 9: A Conquista espacial (concluído).
Subprojeto 10: Espaço Natureza e os minerais (concluído).

aos quais prefazem um quantitativo de aproximadamente 450 objetos em seu acervo, devidamente catalogados pela Museóloga e Coordenadora, Lise Marcelino de Souza.

Do exposto acima, acreditamos que o MACT/OAA-UEFS está no caminho certo para consolidar-se como uma instituição museal, com visibilidade e importância nacional, através do esforço continuado da equipe de trabalho e do apoio institucional da reitoria da UEFS.
Recomendar esta página via e-mail: